Hyperloop desert campus

Inscrição : 15 de junho de 2020 – 20 de setembro de 2020. |  Prazo para envio: 23 de setembro de 2020 (h 12.00 pm – meio-dia – GMT) | Resultado: 26 de outubro de 2020| Concurso Internacional de Arquitetura.

Hyperloop desert campus

 

Segundo YAC a arquitetura è uma disciplina que compõe e estrutura os lugares da ação humana.  Ele fornece uma resposta para várias e várias questões, nas quais as soluções incorporam a criatividade e o intelecto do designer.  A busca pela arquitetura não se resolve simplesmente, nem em uma resposta de estilos, funcional,  econômica, nem tecnológica.
Uma resposta arquitetônica genuína surge através da criação de uma colcha de retalhos de todas essas questões, nas quais o designer consegue mesclá-las e estruturá-las com sensibilidade e controle.
Os projetos que YAC espera valorizar são projetos contemporâneos: que respondam a uma lógica de temporalidade e personalização do uso do espaço arquitetônico; onde “ideia” é a palavra chave, “arquitetura” a resposta e “projeto” o meio para transformar a intuição numa prefiguração visual.

Brief

Introdução

Enormes extensões, poeirentas, cravejadas de maciços avermelhados e varridas por ventos fortes: num mundo que parece ter domado todo o misticismo, os desertos são talvez o último lugar a preservar fragmentos de mistério ainda intactos.

Existe, de facto, um fascínio insano no que nos é vedado, uma nota de doçura no que nos é fatal; mas se o deserto representa o lugar inacessível e fatal por excelência, é mais uma vez para o deserto que devemos olhar para ver o amanhecer de um novo capítulo na história da humanidade.No coração do Nevada, a poucos quilômetros de Las Vegas, encontra-se o primeiro centro de testes do mundo jamais construído para o Hyperloop: o meio de transporte futurista desenvolvido para ligar cidades e nações com uma velocidade que nem o avião conseguia alcançar.Uma tecnologia que precisava do deserto – com os seus espaços e o seu isolamento – para crescer e se consolidar, mas hoje amadureceu ao ponto de precisar de um centro avançado de estudos e testes: um lugar onde as mentes mais brilhantes do planeta podem trabalhar em conjunto e se reunir para transformar as visões de hoje na realidade de amanhã.

 

É por isso que a Hyperloop precisa um novo centro de testes: é por isso que a YAC tem hoje o prazer de apresentar o Hyperloop Desert Campus.Perdidos no deserto da América, entre lagoas de sal e desolação milenar – primeiros espectadores do vapor das antigas locomotivas –, os arquitetos serão chamados a dar forma aos mais recentes sonhos de inovação e velocidade, através de um edifício icônico localizado em um dos cenários mais majestosos e evocativos do mundo. Um lugar que revolucionará a forma de viajar, o novo campus Hyperloop não será um simples edifício, mas deverá procurar ser um santuário da ciência; um lugar onde o impossível se torna possível, na celebração dessa antiga e sempre nova corrida para a ambição mais intensa e incorrigível da nossa espécie: o progresso.A YAC agradece a todos os projetistas que aceitarão este desafio

O Terreno

Horizontes luminosos, povoados por raposas cor de areia e vegetação hostil. Lugares esculpidos por milênios de solidão, que dificilmente suportam o ser humano habituado ao chocalhar da serpente e ao grito das aves de rapina.
O Rio Colorado, o Vale da Morte, o Lago Ba-dwater: aqui podem-se ouvir os ecos dos tambores dos antigos nativos da América, e os nomes evocam aventuraras que marcaram a imaginação e as fantasias de inteiras gerações.
São as terras dos mineiros, da corrida do ouro, dos peregrinos com barbas bem cuidadas que viajaram com as suas caravanas pelos desertos da Grande Bacia em direção a Salt Lake City. Na entrada do Grand Canyon, o deserto de Mojave americano não é apenas um dos cenários mais evocativos que um projetista poderia desejar, mas também a localização ideal para a instalação de um centro avançado de investigação sobre o Hyperloop: no Mojave, de facto, foi desenvolvido o primeiro centro de testes; no Mojave, mais uma vez, é possível ter grandes espaços isolados próximos de metrópoles vibrantes e populosas que poderão beneficiar de Hyperloop.
Assim, o concurso Hyperloop Desert Campus oferecerá aos projetistas a oportunidade de refletir sobre um centro de experimentação destinado a mudar a história da humanidade, contextualizando as suas reflexões num local que constitui um dos arquétipos geográficos e topológicos mais eloquentes.
1. Nevada: Entre os estados mais jovens da América do Norte, o Nevada é uma terra de magníficas e pulsantes contradições. É o lugar onde grandes vales desérticos olham para os planaltos cobertos de florestas, onde montanhas altas e cobertas de neve repousam à beira de áridos precipícios e profundos vales. Terra de extremos e excessos naturais, aqui é o ponto mais baixo da América do Norte (-85 metros abaixo do nível do mar) e o próprio clima parece refletir uma profunda ambivalência, inata à substância mais íntima deste canto do mundo: das temperaturas incandescentes de Badwaters às geadas noturnas do deserto e das montanhas, das chuvas torrenciais das monções mexicanas aos ventos abrasadores dos “campos de golfe do diabo”. Terra dos nativos, disputada entre espanhóis e americanos, o Nevada passou para o estado de Utah após a guerra méxico-americana, e tornou-se uma nação autônoma quando enormes depósitos de ouro foram encontrados nas entranhas das suas montanhas. Entre os Estados menos povoados da América, com uma área igual à da Itália, o Nevada acolhe apenas 3 milhões de habitantes (2/3 dos quais concentrados na área metropolitana de Las Vegas). Uma condição de imenso isolamento e abandono, que durante décadas a transformou num contexto ideal para bases e experiências militares (desde as bases da Força Aérea de Nellis até às instalações para testes nucleares, ativas até 1992). Intervir neste contexto significará ter de enfrentar a natureza na sua essência mais extrema e primordial, num desafio de design de extraordinário empenho, mas igualmente estimulante e com grandes oportunidades ao nível percetivo e emocional.
2. Las Vegas; quer a amemos ou odiemos, certamente a “cidade do pecado” não nos pode deixar indiferentes. Fetiches de monumentos europeus, pirâmides egípcias, fontes e arranha-céus andam de mãos dadas com leões, tubarões, montanhas russas e galeões piratas: porque Las Vegas é um sonho tornado realidade, um eterno e desenfreado carrossel de luzes de neon e espetáculos para adultos. Nascida em torno de uma fonte isolada no deserto de Mojave, nos tempos da exploração mineira Las Vegas era uma importante aldeia ferroviária. Um rio de ouro e prata corria dia após dia desde as montanhas Mojave, mas não foi a riqueza dos primeiros colonos que desencadeou o milagre de Las Vegas. Pelo contrário, foi o declínio ditado pela obsolescência da rede ferroviária, juntamente com a grande depressão, que sugeriu aos administradores locais a necessidade de uma mudança substancial: a intuição de uma política orientada para transformar o Nevada numa terra de liberdade e lazer para todas as populações da América. Este foi o período das leis liberais que nos deu o Nevada tal como o conhecemos hoje: a extrema simplificação na contração e dissolução dos casamentos, a legalização do jogo, do álcool e nos condados menores – da prostituição, abriram as portas àquele boom econômico que se renova constantemente desde os anos 30. Começou a época dos grandes casi-nos: primeiro o Flamingo, fundado pelo gângster judeu Bugsy Siegel, e depois Luxor, o Caesar Palace, o Hotel “Palazzo” e o Planeta Hollywood, numa longa sucessão de edifícios que fizeram a história do luxo e do entretenimento. Poucas outras cidades do mundo influenciaram a imaginação comum e a cultura de massas, acolhendo destaques da história recente: artistas de Elton John a Britney Spears atuaram aqui, Tyson e Holyfield lutaram um contra o outro, e algumas das séries e histórias de cinema mais queridas e populares do mundo foram aqui apresentadas. Embora no meio do deserto, o Hyperloop Desert Campus não pode evitar um confronto com Las Vegas, consciente – na sua necessidade de criar uma arquitetura fortemente icônica – de ter de acompanhar uma das cidades mais surpreendentes e excêntricas do mundo.
 
3. Hyperloop; desde que Elon Musk – o menino prodígio fundador de Tesla e Space X – abriu ao mundo a ideia de um novo meio de transporte que revolucionaria os próximos dois séculos de história, muitas empresas e startups foram as primeiras a reivindicar um protótipo funcional. Hyperloop One, Hyperloop Transportation Technologies, Transpod, são apenas alguns dos nomes das principais empresas envolvidas na corrida  para criar o transportador do futuro e, embora existam muitos obstáculos e dificuldades ainda por resolver na implementação desta tecnologia, os investimentos aumentam em todo o mundo e as linhas de teste são alargadas para tornar possível a viagem de Hyperloop.
Um objetivo e um compromisso comum, nascido como a investigação opensource, onde muitos testes e simula-coes foram realizados como resultado de um compromisso coletivo e internacional: o Hyperloop Desert Campus aspira a prosseguir este modelo de colaboração, de acordo com uma visão comunitária e solidária, que vê os talentos mais visionários do planeta alinhados no objetivo comum de alcançar a inauguração da primeira rede Hyperloop na próxima década.
 
4. Limites de intervenção; apresentam-se a seguir alguns elementos essenciais para um projeto contextualizado e consistente com os objetivos do Hyperloop Desert Campus – no que diz respeito à distribuição funcional dos ambientes, pode fazer referência com o “programa”:
a. Não existem restrições quanto à altura dos edifícios;
b. Não existem restrições quanto à realização de escava-ções e/ou terraplenagens;
c. Considerando a particularidade do local de intervenção, embora a barragem de Hoover garanta um abas-tecimento de água suficiente mesmo para uma cidade como Las Vegas, o campus terá de proporcionar uma otimização da utilização e captação de água. Neste sentido, o projeto do espaço exterior e da paisagem será possível, privilegiando técnicas de xeriscultura, ou “jardim de rocha”, utilizando espécies nativas de gran-de encanto, como palmeiras, catos, yuccas, etc.

d. Sustentabilidade energética; o Hyperloop não só será o meio de transporte público mais eficiente e rápido do mundo, mas também revolucionará o impacto energético das redes de transporte. Neste sentido, o centro de investigação orientado para tornar pos-sível o Hyperloop só pode ser um manifesto mais amplo de sensibilidade aos valores da sustentabilidade ambiental e do respeito pelo planeta. A adoção de estratégias de concepção destinadas à contenção e produção de energia elétrica através de sistemas ativos e passivos será uma chave necessária à interpretação que os projetistas não podem evitar.

Brief HYPERLOOP DESERT CAMPUS

 

CRONOGRAMA

 

  • 15/06/2020 inscrições “early bird” – início
  • 12/07/2020 (h 11.59 pm GMT) inscrições “early bird” – fim
  • 13/07/2020 inscrições “standard” – início
  • 09/08/2020 (h 11.59 pm GMT) inscrições “standard” – fim
  • 10/08/2020 inscrições “late” – início
  • 20/09/2020 (h 11.59 pm GMT) inscrições “late” – fim
  • 23/09/2020 (h 12.00 pm – meio-dia – GMT) término da entrega projetos
  • 28/09/2020 reunião júri
  • 26/10/2020 publicação dos resultados

 

 

Prêmios

  • 1° PRÊMIO 8.000 €
  • 2° PRÊMIO 4.000 €
  • 3° PRÊMIO 2.000 €
  • “GOLD” MENTION 500 €
  • “GOLD” MENTION 500 €
  • 10 Menções Honrosas
  • 30 FINALISTAS

Todas as propostas premiadas vão ser trasmitidas em revistas e sítios de arquitetura e vão ser expostas em exposições internacionais. Todas as propostas finalistas vão ser publicadas em www.youngarchitectscompetitions.com

 

Saiba mais informações no Site Oficial do Concurso

 

JÚRI

Kazuyo Sejima : SANAA
Carlo Ratti: Carlo Ratti e associati
Italo Rota: Studio Italo Rota
Ben Van Berkel: UNStudio
Paolo Cresci: Arup
Hasan Çalışlar: Erginoğlu & Çalışlar
Linna Choi: OUALALOU + CHOI
Nicola Scaranaro: Foster + Partenrs
Winy Maas : MVRDV
Fedele Canosa :Mecanoo
Chad Oppenheim : Oppenheim Architecture + Design

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